A informação é uma das principais aliadas do cirurgião-dentista. Pensando nisso, a Implacil De Bortoli traz o Osstell Beacon, uma ferramenta nova que promete revolucionar a prática clínica.
O Osstell Beacon é uma ferramenta inovadora e de alta tecnologia que atua como um verdadeiro guia para o implantodontista. Intuitiva e de fácil manuseio, ela mede a estabilidade do implante, avisa o momento de ativar a carga e oferece dados eficientes sobre o tempo de cicatrização. O resultado: melhor monitoramento da osseointegração e maior previsibilidade dos tratamentos.
Um guia prático, eficiente e seguro
O Osstell Beacon é a quinta geração de um aparelho compacto, sem fio e que utiliza a tecnologia de análise de frequência da ressonância (RFA) para medir a estabilidade do implante na escala ISQ (coeficiente de estabilidade do implante).
De acordo com o implantodontista Marc Lindner, o equipamento mede a estabilidade lateral do implante, permitindo identificar o nível de osseointegração e saber, com segurança, o tipo de carga (tardia, precoce ou imediata) e o tempo ideal de ativação. “Trata-se de um guia para a tomada de decisão em qualquer situação, seja em áreas de osso com baixa densidade e com enxertia, implantes curtos, pacientes tabagistas, diabéticos, com hábitos parafuncionais severos etc.”, destaca.
Para o implantodontista José Henrique Cavalcanti Lima, esta metodologia impacta na avaliação concreta do fenômeno da osseointegração pelas informações precisas e cientificamente comprovadas. “A medição mecânica através do torque de instalação pode variar entre 30 Ncm e 60 Ncm, além da possibilidade de oferecer um resultado falso positivo indicando torque alto com contato osso/implante deficiente, por atingir um travamento rígido em um ponto de maior densidade. Daí a importância de utilizar a frequência de ressonância, que varre toda a superfície do implante, dando parâmetros precisos para a avaliação clínica através da medida ISQ”, afirma.
Tecnologia adotada
O Osstell Beacon utiliza a tecnologia de RFA, que existe há quase 30 anos na Odontologia e possui mais de 1.250 publicações científicas comprovando sua elevada eficácia e confiabilidade. É considerado padrão-ouro na avaliação e comparação da estabilidade entre implantes.
Marc Lindner explica que o equipamento funciona da seguinte maneira: uma peça denominada SmartPeg é parafusada no implante ou componente. Ela possui um imã na extremidade e funciona como um pequeno diapasão de garfo. Ao posicionar o Osstell Beacon perto da ponta do SmartPeg, este imã é irradiado através de ondas eletromagnéticas que fazem o SmartPeg ter microvibrações e possibilitam analisar a estabilidade do implante no leito ósseo.
Quanto mais rígida for a interface entre o osso e o implante, maior será a frequência de ressonância e, portanto, maior será a estabilidade do implante. “O Osstell Beacon é de fácil manuseio e apresenta uma parte ativa que altera a cor de acordo com a escala numérica de 1 a 100, mostrando em sua parte ativa a cor vermelha quando o implante está com baixa estabilidade, amarela com média estabilidade e verde com estabilidade para ser carregado”, esclarece José Henrique Cavalcanti Lima.
Indicações de uso
O Osstell Beacon pode ser utilizado em todos os casos clínico com implantes, tanto na fase cirúrgica quanto protética. No ato da instalação do implante, o equipamento apresenta no seu visor a medida de estabilidade na escala ISQ. Isso norteará o implantodontista sobre o tipo de carga adequada (imediata, precoce ou tardia).
Também pode ser usado em implantes já inseridos na cavidade bucal para medir a osseointegração e fazer um acompanhamento ao longo do tempo, principalmente em situações de peri-implantite e perda óssea. “Ele permite repetir esse processo quantas vezes for necessário, já que é reproduzível e não invasivo”, finaliza Marc Lindner.
Caso clínico usando Osstell Beacon
Marc Lindner
Mestre em Clínica Odontológica – UFF; Especialista em Implantodontia – PUC-RJ; Especialista em Prótese Dentária – UERJ.
José Henrique Cavalcanti Lima
Especialista em Periodontia; Mestre em Odontologia, área de concentração Implantodontia Doutor em Clínicas Odontológicas; Pesquisador em Biomateriais; Diretor científico do Centro Carioca de Reabilitação Oral – CENCRO; Coordenador do curso de especialização em implantodontia do CENCRO.
A Implacil De Bortoli é a distribuidora exclusiva de Osstell no Brasil.